6 de fevereiro de 2010

Ensino Integral (Escolas de Referência)

Para mais de 3 mil estudantes do 1º ano do ensino médio da rede estadual de ensino o ano letivo de 2010 vai ser diferente. Além de uma carga horária ampliada, esses estudantes vão vivenciar nas salas de aula atividades que unem teoria e prática, que integram conhecimentos de várias disciplinas e estimulam o protagonismo juvenil. É que o Governo do Estado, através da secretaria de Educação (SE), está implantando na rede estadual o Programa Ensino Médio Inovador. Uma iniciativa do Governo Federal / Ministério da Educação (MEC), que no âmbito nacional gerou um investimento de 22 milhões de reais. Pernambuco participa com 17 unidades escolares, uma por cada gerência regional de ensino (GRE).

Em parceria com as secretarias estaduais de educação, o Programa tem como principal meta a construção de um currículo diferenciado para as turmas de 1º ao 3º ano com base na interdisciplinaridade. Segundo a gerente de Políticas Educacionais para o Ensino Médio, Cantaluce Lima, a iniciativa vem fortalecer algo que já vem acontecendo na educação pernambucana. “A elaboração de um currículo integrador das disciplinas é uma das preocupações do professor do ensino médio, pois já faz parte da nossa política de Estado para a educação”, afirma.

De acordo com a coordenadora do ensino médio da Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC, Maria Eveline Pinheiro, “o caráter inovador do Programa está nas propostas que serão elaboradas pelas unidades e as soluções diferenciadas que encontrarão para adaptar as diretrizes propostas a realidade da escola”.


fonte: Seduc pe

0 comentários: