14 de março de 2011

Geeks do mundo comemoram o Pi Day


O infinito número geométrico ganhou o próprio dia há mais de duas décadas e recebe curiosas homenagens pelo planeta.

Por Kao ‘Cyber’ Tokio
O Número Pi e seu valor

O Pi é uma letra convencional do alfabeto grego que, subitamente, ganhou importância mundial, quando o matemático galês William Jones (1675–1749) utilizou-a para designar a Constante de Arquimedes, um valor descoberto a partir da divisão entre o valor da circunferência de um círculo e o seu diâmetro, denominado “periphéreia” em grego.

Em 1989, Larry Shaw, um físico do museu interativo de ciências Exploratorium, de São Francisco (EUA), lançou o Pi Day, em comemoração ao intrigante desafio matemático, cujo valor está na casa de 1,2 trilhões de dígitos, de acordo com o vídeo do polêmico ateísta Zinnia Jones.

As comemorações do 22º aniversário da data acontecem no próximo dia 14 de março, pois, como é comum no calendário norte-americano, datas são apresentadas com o mês antes do dia, de modo que 3/14 torna-se uma alusão ao valor de, simplificadamente, 3,14159.

No site dedicado ao evento, o piday.org , você encontra outras informações sobre as comemorações e artigos como camisetas, canecas e formas de bolo no formato da letra grega.

O site Math Forum apresenta algumas ideias bem curiosas para comemorar a data com atividades para os alunos e o site National Public Radio lembra que, no mesmo dia, em 1879, nascia outro fenômeno da ciências: Albert Einstein.

O NPR também exibe um fantástico vídeo com o “Pi Rap”, que vale a pena assistir!

Um pequeno vídeo no site do Exploratorium mostra a animação dos fãs do Pi durante uma comemoração.

Happy Pi Day!
Retirado de Geek

0 comentários: