Coma mais leguminosas
Para aqueles que não comem leguminosas com frequência, é difícil criar muitos pratos interessantes em que elas sejam as estrelas. No entanto, uma olhada rápida em um livro de receitas será uma revelação. Este é o ingrediente principal de muitos ensopados, sopas e saladas.
Veja algumas dicas para incluir mais leguminosas na dieta:
1 - Sempre tenha leguminosas à mão – Sua despensa deve ter sempre uma grande variedade de leguminosas em conserva de água (sem sal), além de vários outros grãos secos que devem ficar de molho antes de serem cozidos. Ambos são saudáveis, mas os grãos secos são mais crocantes e têm mais textura. Sugerimos que você use grãos secos quando for preparar um prato de leguminosas desde o início (troque a água depois de fervê-los para retirar os açúcares não digeríveis que causam inchaço e gases).
Lembre-se de que feijões-vermelhos e soja têm de ser fervidos por muito tempo para retirar as toxinas – sempre siga as instruções da embalagem. Leguminosas enlatadas são sempre ótimas para misturar com outros alimentos.
2 - Adicione leguminosas aos pratos do dia a dia - Elas combinam bem com arroz e ficam ótimas em sopas. Combinam com molho para massas e acrescentam textura a assados. Sempre que você preparar um prato, pergunte-se se pode acrescentá-las.
3 - Faça molhos e pastas - Misture com ervas, alho, azeite ou outros temperos. Acrescente legumes e molhos. Sirva como entrada ou em sanduíches.
4 - Faça delas um delicioso almoço - Misture feijão-preto, espinafre, gomos de tangerina e vinagrete apimentado. Adicione outros legumes e verduras ricos em antioxidantes que tenham sobrado do jantar da véspera, como brócolis cozido no vapor.
5 - Use leguminosas como acompanhamento - Tenha sempre grão-de-bico em um pote fechado na geladeira e sirva nas refeições. Adquira o hábito de adicionar um pouco deles a saladas, legumes ou massas. Ou belisque como você faria se fosse uma tigela de azeitonas ou amêndoas na mesa.
(Fonte: Guia de Saúde e Longevidade – Reader’s Digest) In Yahoo! Mulher
0 comentários:
Postar um comentário